Content

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Ode aos Verdadeiros Bloggers - Reportagem Sic + TAG Bota Cá Pra Fora




Olá Bunnies,

Ok, confesso que vi a anunciarem a reportagem da Sic sobre bloggers, mas nem me dei ao trabalho de ver por já saber que ia sair a "bosta", ah não afinal é sem aspas é bosta mesmo, que saiu.
Podem ver a reportagem aqui.

Ora bem, vamos por partes.
O título da reportagem é "Ganhar Dinheiro com os Blogs" e só com este título eles já deixaram de parte 90% da blogosfera portuguesa, porque na realidade quantos bloggers portugueses que vocês conhecem ganham de facto dinheiro com os seus blogs?

Toda a blogosfera se revolucionou ao ver esta reportagem (que eu fui ver depois) porque apresenta três "bloggers", sendo dois deles figuras públicas portuguesas.
Eu pergunto, estão assim tão espantados com isso? Já pararam para olhar à vossa volta e ver como funciona o nosso país?
A verdade é que a reportagem é sobre o negócio que é ter um blog, não sobre o amor e a paixão de blogar. E negócio = dinheiro, e o dinheiro nos blogs aparece com visualizações, mediatismo, etc.

Ora, se eu acho bem que a Vanessa Martins tenha toda uma equipa a trabalhar para ela, que não ponha nem uma unha "manicurada" dela no blog dela e ainda assim tenha 200 e tal mil visualizações mensais e ganhe muitos ordenados mínimos à custa disso? Não, não acho.
Se eu entendo porquê? Sim entendo.
Se eu acho que eu e centenas de outras bloggers mereciam essas visualizações e esse dinheiro pelo esforço dedicado a cada post, pelo tempo a planear, fotografar, filmar, editar, etc etc ? Sim, acho.
Se eu realmente penso que isso algum dia vá acontecer e o esforço e amor e dedicação venham a ser reconhecidos e recompensados? Não.

Vivemos numa era do capitalismo, tudo o que der dinheiro é o que vai ser valorizado, e é sempre o que vai receber mais atenção do público, porque é uma bola de neve. Figuras públicas = Mais visualizações = Mais patrocinadores = Mais mediatismo = Mais dinheiro = Mais recursos para investir no blog...e por aí fora.
Esta é a realidade. Se a torna mais ou menos correcta? Não, mas não nos cabe a nós decidir isso, porque se não tenho a certeza que muitos dos blogs que acompanho estariam nos tops dos tops se o que realmente compensasse fosse o esforço e dedicação, mas infelizmente não é, e a prova está à vista - A Vanessa Martins cobra no mínimo 500€ por post, a Ana Gomes 200€  e o Cláudio Ramos podia ter um carro, enquanto eu nem um patrocínio de uma loja dos 300 tenho. Dedicação e amor garanto-vos que não me falta, faltam-me é outros factores.
Ter aparecido num reality show ou então ter estado sempre perto das pessoas certas como A Melhor Amiga da Barbie diz e muito bem. Sim porque desengane-se quem pensa que o factor C não funciona no mundo dos blogs.

Ui que post amargo, mas pronto isto é a realidade. Uma realidade. Sabem a outra realidade? A que nos toca a nós, bloggers semi anónimas? É a realidade de realmente termos algo nosso, feito por nós, algo a que nos dedicamos, algo que amamos de certa forma, e mesmo que não seja reconhecido, mesmo que sejam só os nossos pais a virem visitar o blog, eu sei quando me for deitar que todas as críticas positivas que recebo, mesmo podendo ser poucas, são resultado do MEU trabalho e apenas do MEU trabalho. E isso deixa-me feliz. O importante é sabermos sempre o valor que temos, porque no fundo é aquele velho clichê - Se nós não acreditar-mos em nós, quem vai acreditar? (com certeza não vai ser a Frederica, porque ela não se interessa por blogs portugueses...e será que isso me importa assim tanto? Hum...nop! Afinal ela é que arcou com as consequências do mediatismo dela, se ela fosse assim pequenina como eu podia dizer o que queria como por exemplo "bosta" sem aspas porque a maior parte das pessoas nem ia ler, e isso dá-me uma sensação de liberdade incrível.)

Portanto meus caros VERDADEIROS BLOGGERS que podem não ganhar dinheiro, mas dão tudo o que podem pelo vosso cantinho, vocês são o que forma a nossa blogosfera e ao menos vocês têm verdadeiros leitores e não apenas "cliques" como o Cláudio Ramos referiu.

Também, e já agora fazendo publicidade ao meu próprio cantinho, fiz há pouco um vídeo onde falo mais sobre a blogosfera, é uma TAG chamada "Deita Cá pra Fora" e fui nomeada pela Joana do Be Cruelty Free.
Se vocês aceitarem responder ia gostar muito de saber as vossas respostas, e este é um joguinho só nosso no qual a Vanessa não pode entrar, porque afinal ela não sabe o que é ser blogger.




XoXo
Melody

22 comentários:

  1. Li atentamente o post e identifico-me bastante. Criei um blog ha já um par de anos e tudo o que faço (bom ou mau) pelo menos vem do meu íntimo e não de terceiros :)
    Claramente o que elas têm não é um blog mas sim um site onde se promovem a elas próprias e espremem mais o leite da vaquinha a ver se ganham mais uns tostões :P
    Ando pelos blogs pela necessidade de conhecimento de opiniões alheias e pela curiosidade também. E novamente, elas não sabem o que isso é porque certamente não perdem tempo a procurar coisas novas porque apenas elas interessam :D
    Adorei a tua opinião e não resisti em dar a minha embora sejam tão semelhantes :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Tu falou tudo ^^Tipo como assim blogs portugueses nao prestam????? Qual foi a ideia daquela mulher a falar isso^???Tem tantos blogs excelentes português mas são desconhecidos. Uma das coisas que mais me irrita em um blog é ter o post escrito em português é em ingles, tipo a nossa língua é linda então a use com orgulho, não é necessário a recorrer a outro idioma, coisa que acho ridículo (desculpa pelo termo). Essa reportagem me deu tanta raiva tipo sou blogueira a 8 anos, e neste tempo conheci excelentes blogs e blogueiros, muitos não são famosos mas nem por isso deixam de ser otimo. BLOG É PARA COMUNICAR e não para ganhar dinheiro, blogueiro que é blogueiro não ver o seu blog como um multibanco. Isso me irrita muito ...

    Com carinho, Hina | Aishiteru em Contos |

    ResponderEliminar
  3. FANTÁSTICO!
    Adorei completamente o teu post!
    Concordo plenamente!

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Bem, é a primeira vez que vim aqui, mas gostei tanto do vídeo que não podia sair sem comentar.
    Sim, há tantas gente com blogs apenas para ter "privilégios". Eu sigo muitos blogs de livros, porque é algo que amo e a certa altura, quando vou a ler críticas de livros é tudo a dizer muito bem dos livros como se fosse só para agradar ao editor e continuar a receber livros.
    Também essa de troca de comentários existe e é triste, quando dizem "adoro" e estão apenas há espera que vamos ao seu blog. Já tive também outros blogs, de escrita, e isso acontecia de uma forma desmedida que me deixava desmotivada.
    Felizmente, que há bloggers que não estão só há espera disso.
    Essa da compra de likes é que não tinha mesmo ideia, enfim, acho que a sociedade está cada vez mais a tentar dar nas vistas sem ter um conteúdo.

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente com tudo. Tudo o que fazemos pelo nosso blog é sentido, tem um carinho e dedicação especial. Não acredito que quem olhe para um blog como uma maquina de fazer dinheiro sinta aquela sensação maravilhosa que é ver algo verdadeiramente seu a ser publicado e apreciado pelo publico. E por isto orgulho-me, e sempre vou orgulhar-me do meu pequeno espaço. Pode ser pequeno mas é totalmente meu.

    allweneedis2012.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Eu fiquei chocada com essa senhora.. Como é que ela tem um blogue se nem se quer dá ao trabalho de meter uma vírgula num post? Eu acho que não tem mal uma blogger ganhar dinheiro com o seu trabalho mas já quem ganhe dinheiro e faz dinheiro absurdamente, só porque são "famosos". As pessoas já não querem saber de cultura, só das vidas no "mundo cor de rosa" e isso é triste. Um blogue devia ser conhecido pelo seu conteúdo e qualidade não pela quantidade e absurdo dos tapetes vermelhos.. Até parece que ganham pouco em aparecer na televisão..

    criartealer.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Não podia estar mais de acordo com tudo que disseste !!!!

    ResponderEliminar
  9. Eu vi essa reportagem e concordo com o que tu disseste. O que é certo é que obviamente a popularidade e o facto de serem famosos já contribui para o sucesso do blog. Fiquei mais espantada foi com a Vanessa Martins, dizer que tem maquilhadora, fotografo etc.., ok até é minimamente aceitável, pois todos nós precisamos de ajuda disto ou daquilo, agora dizer que tem alguém que lhe escreve os textos??! Isso é exagero e é não colocar nem um dedo, nem um esforço seu no blog. Choquei mesmo. Pelo menos o Cláudio Ramos ainda tem alguma autonomia.

    Vou seguir o blog, gostei muito.
    http://nossotemponossosegredo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. concordo com as tuas palavras, infelizmente, é a realidade

    Giveaways no blog: www.pinkie-love-forever.blogspot.com :D

    ResponderEliminar
  11. Adorei, adorei, adorei !! Não poderia ter escrito melhor. Um beijinho :*
    http://ele-deu-me-asas-para-voar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Tenho o meu Blog á relativamente pouco tempo (nem um ano fez) e antes pensei que era tudo tretas de dizerem que dá trabalho editar fotos e vídeos e afins... Quando criei o meu e me dediquei 100% a ele comecei a perceber que ter um blog é muito mais que um hobbie, é uma paixão e que não é qualquer pessoa que merece o mérito de ser blogger! Neste caso, ter uma equipa a trabalhar para ela não lhe dá o direito de dizer que é blogger, muito pelo contrário!
    Eu cada vez mais adoro queimar pestanas a editar fotos, editar vídeos, escrever textos, anotar ideias! Não penso de maneira nenhuma em ter alguém que trabalhe para mim!
    No máximo dos máximos um fotografo colaborador que nos tire fotos quando não são fotos a produtos (por exemplo) que podemos ser nos a tirar!
    E ganhar dineiro? É um extra que é bom quando o trabalho e esforço é todo feito por nós, acaba por ser uma enorme recompensa por pouco que seja! Eu ainda não ganhei nada e não é por isso que deixo de querer fazer mais e mais pelo blog!

    Adorei tudo o que escreveste!
    Beijinhos

    saraquelsamp.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Não podia concordar mais com o que disseste! Tens toda a razão, essas três pessoas não representam de todo a realidade que se vive!
    Beijinho

    http://goldentouch-byandreiaguerreiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Trabalhar anonimamente num blog e uma luta diária... Que só com paixão conseguimos vencer. Mas penso que não e mau de todo que a Vanessa tenha uma equipa, pelo menis cria mao de obra e postos de trabalho que i país tanto preciso. Qualquer uma de nos faria o mesmo... Só não deixaria de ser ei a autora dis meus posta e responsável por os escrever. Isso e que acho lamentável. Bjinho socorrovoumorarsozinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Tudo o que vire moda já se sabe que haverá sempre 'maravilhas e soluções' a um clique do dinheiro.

    Conteúdo? O que interessa é fazer cenas fixes para ter mais likes e números a aparecer!

    Enfim... Mais um pouco de vazio fantástico que nem vale a pena estragar os nossos dias.

    Fica benne :)
    Toca a ser blogger, o mais importante é amares o que deixas por aqui, porque é TEU. E isso, até uma lei/hacker vir, ninguém te tira :)

    ResponderEliminar
  16. Tal e qual :) já ganhaste mais uma seguidora!! :D

    Novo post, maquilhagem colorida! Fotoshoot :)
    Sigo de volta <3

    http://violetjuliettte.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Concordo plenamente (:

    Mais uma seguidora ;b


    http://hitvalentina.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Acho que isto é mesmo só sobre o 0.01% da blogosfera Portuguesa. Porque em Portugal com certeza nem 99.9% das pessoas consegue fazer dinheiro decente com um blogue. Não há budget suficiente nem marcas suficientes a quererem investir num mercado tão pequeno. Mas o erro aqui foi a reportagem declarar que isto era sobre bloggers Portugueses. Isto era sobre celebridades que já com fama se tornaram bloggers. Com a exceção da tal Amiga da Barbie, que não me parece que fosse conhecida antes do blogue.

    Não entendo o propósito de ter um blogue do qual nem se é o verdadeiro autor, só se dá a cara. Mas pronto, cada um é como cada qual, suponho. Infelizmente não há como contornar estas realidades.

    ResponderEliminar
  19. Olá Melody! Adorei o teu post, foste muito objetiva, parabéns! Eu vi muita coisa na net sobre o assunto, mas não sabia realmente o que se tinha passado e ao vir aqui percebi. Confesso que fiquei triste, mas já li outras coisas estúpidas sobre bloggers e acho que existe uma onda de celebridades a entrar para a blogosfera, pois aqui encontraram mais uma forma de ganhar dinheiro.
    O que mais me chateia nisso, não é ela dizer o que disse, fazer o que faz nem nada que se pareça. Acho triste a atenção que lhe dão e tanta gente a seguir um blog ou páginas sem qualquer caráter pessoal, dando a esta pessoa tudo o que ela quer = visualizações, comentários, dinheiro e etc.
    Infelizmente é uma realidade triste, que acaba por rotular todas as outras bloggers portuguesas como nós, que não tem culpa de andarem estas mentes vazias a se auto-entitularem bloggers quando na verdade o que ela tem é apenas um website em que dá a cara e não diz coisa nenhuma.

    Obrigada por partilhar esta informação! Um beijinho!

    cleniadaniel.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  20. Uma opinião bastante mediática no que concerne a este assunto. Concordo contigo quando dizem que os bloggers anónimos não têm nem uma centésima parte da atenção e mediatismo que as figuras públicas têm. É ridículo ter uma equipa a trabalhar para o "autor" do blogue e não mexer uma palha para o manter vivo e de pé: assim é fácil! Posso dizer que tenho dois blogues - um pessoal e outro em conjunto com uma amiga que por sua vez tem um outro blogue pessoal - e dão muito trabalho: é necessário dedicação, esforço, criatividade e acima de tudo TEMPO! Cada um tem a sua vida escolar/profissional (no meu caso)/ pessoal e não dá para estar sempre ao computador porque pura e simplesmente não temos assim tanto tempo quanto isso. A questão é:a dedicação, esforço e criatividade não deveriam ser recompensadas? Falaste de 500€ da Vanessa Martins, há quem "exija" 1500€ caso uma marca/parceiro queira ver o seu material publicitado. E neste caso estou a falar de uma blogger bastante famosa e já com dez anos "de profissão".
    Concluindo, acho que as pessoas que deveriam ter sido entrevistadas eram anónimos. Será que iam ter o mesmo nível de audiências? Não, mas a realidade seria melhor representada do que foi.

    Gostei do que li. Continuação de um bom trabalho.

    Se quiseres, dá uma olhada nos meus ;)

    www.perfectskin.pt
    www.opinguimsemasas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  21. Gostei, assino por baixo passo a ser seguidora :)

    ResponderEliminar
  22. Adorei!!!
    O que aqui colocamos no blog foi apenas e somente ideia nossa e não temos uma equipa a trabalhar para nós!
    È pena que nem uma lojinha daquelas do facebook que patrocinam o pessoal da casa dos segredos, nos patrocinem a nós!!!! :(

    ResponderEliminar

Obrigada por comentar / Thanks for commenting (^^,) (Quem fizer perguntas e não tiver um perfil público, as respostas serão dadas nos comentários do post / For those who make questions and don't have a public profile answers will be given on the post comments)

Melody Moon

Melody Moon. Com tecnologia do Blogger.

Blogs Portugal

My Bunnies

Facebook

Youtube

Instagram

Afiliados / Affiliates

WOOK - www.wook.pt Born Pretty Nail Art